Na postagem anterior, conversamos sobre a cronologia do nascimento dos dentes de leite. Lembrando que a dentição decídua - ou dentição de leite - tem início por volta dos 6 meses e só estará completa por volta dos 30 meses de idade, com o nascimento dos quatro 2ºs molares de leite.
Por volta dos 5-6 anos de idade tudo começa a mudar na boca, novamente.É a chegada dos dentes permanentes.
Temos, então, os incisivos centrais inferiores de leite iniciando sua esfoliação, ou seja, ficando moles, para cederem seu lugar para os incisivos centrais inferiores permanentes. Junto com este evento, mais lá no "fundo" da boca, estará nascendo os primeiros molares permanentes.
Os primeiros molares permanentes "já nascem permanentes" , ou melhor, não precisa cair nenhum dentinho lá no fundo para ele nascer. É um dente que precisa de muita atenção!
Então por ordem será assim: os incisivos centrais inferiores e molares (tanto inferiores quanto superiores), em seguida os incisivos centrais superiores, incisivos laterais inferiores e lá por volta dos 8 a 9 anos de idade nascem os incisivos laterais superiores.
Então temos um tempinho sem dente para cair e sem dente para nascer. Isto ocorre em média por volta dos 8 até os 10 anos de idade. É muito comum as mamães ou papais terem dúvidas se os outros dentes que estão na boca irão cair. Mas eles ainda caem, sim! Lembre-se, ainda estão na boca das crianças nesta idade os caninos, primeiros e segundos molares de leite, que darão seus espaço, respectivamente, aos caninos, primeiros e segundo pré-molares.
Ficou confuso? Vamos ilustrar?
Não conversamos até aqui sobre os segundos e terceiros molares permanentes! O 2º molar nasce por volta dos 11 aos 13 anos, atrás do primeiro molar, como ilustra a figura. Já o terceiro molar, é o conhecido dente do siso, e em muitas pessoas eles não nascem, ou por não ter espaço, ou por não estarem presentes ou por outros motivos.
Um abraço,
Bethania Ferrari