O teste da linguinha é o exame que o bebê de até 6 meses deve passar para identificar que há alterações na língua que podem levar a dificuldade de sucção, fala, deglutição e mastigação.
O exame é simples. Além da língua é observado a posição dos lábios e do frênulo lingual (estrutura que liga a língua a parte inferior da boca). A sucção que o bebe realiza também é avaliada. O protocolo de avalição contém “scores” que indicam ou não características de alteração.
Caso o bebê tenha língua presa e/ou alterações na movimentação da língua ele pode apresentar dificuldades na amamentação levando-o inclusive, a trocar a amamentação pela mamadeira. Mais tarde, a língua presa leva a alteração de fala que pode gerar incomodo para a criança na escola e em sua vida social.
Quanto mais cedo se fizer o teste, mais cedo é detectado a alteração e mais rapidamente pode-se intervir. Caso haja necessidade de intervenção uma pequena cirurgia é indicada para liberar os movimentos da língua.
Bebês que não conseguem colocar a língua para fora ou quando colocam a língua e esta apresenta-se arredondada ou bifurcada; bebês que apresentam dificuldade para segurar ou que mordem o seio da mãe durante a amamentação podem apresentar língua presa.
O teste é simples, não dói e é rápido!