Para cada tipo de problema ortodôntico há um tratamento específico e, muitas vezes, usar o aparelho mais cedo pode afastar a possibilidade de utilizar mais tarde ou pode tornar o problema bem mais fácil de ser tratado. Em muitos casos as mudanças conseguidas, são mantidas apenas com o uso aparelhos móveis permitindo o alinhamento dos dentes.
Precisamos desmistificar os tratamentos ortodônticos em crianças com dentes de leite. Em muitos casos, o uso de aparelhos é sim o mais recomendável para a saúde da criança.
Problemas como mordida aberta ou cruzada, falta de espaço entre os dentes, entre outros, prejudicam o desenvolvimento bucal, a fala e a respiração. É nesse momento que os tratamentos ortodônticos agem, promovendo uma boca saudável e melhorando a qualidade de vida do paciente.
O Odontopediatra só fará essa intervenção após exames e muita conversa com os pais e a criança. Isso mesmo: incluir a criança em todas as conversas é fundamental. Explicar para ela, mesmo que de forma lúdica, afasta o riso de traumas e torna o tratamento participativo.
Ou seja, nada de susto quando o Odontopediatra falar de aparelhos em dentes de leite: lembre-se que a saúde bucal do seu filho não tem idade para começar. Tratar, prevenir e corrigir problemas o mais cedo possível é sempre a melhor opção! Compartilhe esse artigo e ajude a acabar com esse mito.