top of page
Foto do escritorBethania Ferrari

Bebês choram!


Outro dia encontrei uma vizinha do meu prédio e após aquele bate papo inicial ela perguntou uma dúvida muito comum de todas as mães:

- quando devo levar meu menino no dentista?

Eu respondi que conforme a orientação da ABOped, esta primeira visita deve ocorrer por volta da erupção dos 1ºs dentinhos, o que, teoricamente ocorre por volta dos seis meses de idade.

Como o garotinho dela esta com quase 2 anos ela me disse:

- mas se eu o levar agora, ele não vai deixar, não vai abrir a boca, ele vai chorar.

E é justamente este ponto que gostaria de conversar com vocês. Embora nenhuma mãe aprecie o choro de seu filho, sabe que ele vai chorar sempre que se sentir inseguro, ameaçado, cansado, entediado, com sono, ou fome...

Isto é perfeitamente normal com um bebê (estamos falando de crianças de até 3 anos, em média) e não seria diferente durante uma consulta odontológica onde os bebes vão chorar por alguns motivos que neste momento eles não conseguem entender: ou seja, choram porque tem que deitar, choram porque a sala é branca, choram porque tem uma pessoa estranha a ele se aproximando, choram porque não querem que ninguém manipule a boca deles. Choram simplesmente porque não estão gostando daquele momento.

Uma consulta adequada, completa e de qualidade depende de uma série de fatores como uma boa iluminação (bebês não gostam daquela luz forte que usamos para conseguir enxergar a boca), depende dos dentes estarem limpos (precisamos das nossas escovas e borrachas para polir os dentes), secos (precisamos daquele “arzinho”). Ou seja, um bom exame da boca depende de muitos eventos que fazem os bebês chorarem, acredite! Por isso não se assuste.

O odontopediatra é o profissional especialista que esta capacitado para fazer esta consulta adequadamente, mesmo sob choro do bebe (e muitas vezes desespero dos pais).

É isto, meus amigos, este choro, não traumatiza seu bebe! Acredite!

Um abraço, Bê.

45 visualizações0 comentário
bottom of page