top of page
Foto do escritorBethania Ferrari

Cuide da imunidade do seu filho


NOVO CORONAVÍRUS

Cuide da imunidade do seu filho.

Em tempos de pandemia pelo NOVO CORONAVÍRUS, felizmente as crianças tem sido pouco impactadas, provavelmente protegidas pelo seu sistema imune ainda imaturo, que produz uma resposta equilibrada ao vírus. Mas não podemos baixar a guarda, e por isso eu e a AMO Odontopediatria preparamos um conjunto de dicas fundamentais para proteger seu filho. Sem esquecer do mais importante, vigiar o contato com adultos maiores de 60 anos, mais suscetíveis a doença. Confirma as dicas!

É importante dormir bem, um sono tranquilo

Criança gosta de pular, correr e se divertir, mas ela só vai poder ter um dia pleno de energia e disposição se vier antecedido de um boa noite de sono. Todos os especialistas atestam, ele ajuda a criança no desenvolvimento, revigora e auxilia a fortalecer sua imunidade. O contrário é perigoso. Sua ausência aumenta o nível de cortisol – hormônio do estresse —, que consequentemente abaixa a imunidade. Criança tem que dormir bem!

Faça o SOL raiar na vida do seu filho!

A vitamina D é cada vez mais reconhecida e relevante, no qual inúmeros estudos atestam seus múltiplos benefícios para saúde dos pequenos (e idosos também). Em tempos de confinamento, se tiver quintal, excelente! E se viver em apartamento, encontre a melhor janela, capaz de expor você e seu filho a um banho de sol, de 10 a 20 minutos (conforme a cor da sua pela. Mais claros, menos tempo). A dica vale já a partir do primeiro mês de vida. Tempo suficiente para fortalecer o sistema imunológico da criança e, principalmente, ajudar o organismo a ativar a vitamina D.

Cigarro por perto não! Nada de contaminar os ambientes da casa!

Crianças que convivem com adultos fumante são mais impactadas por problemas como asma, bronquite, pneumonia, infecções de ouvido e risco de doenças cardiovasculares. Mesmo quando o adulto fumante não está mais presente no ambiente, as superfícies ficam contaminadas com toxinas do tabaco – o chamado “Third hand somoke” (Terceira via da fumaça), expondo os pequenos em fase de engatinhar pela casa e levar tudo a boca.

Vacinas em dia!

Nem sempre temos a resposta imune para tudo. Mas felizmente, elas já existem! São fundamentais para proteger e fortalecer o sistema imunológico de bebês e das crianças, principalmente no primeiro ano de vida. Consulte os calendários e reforços para deixar as crianças imunes a doenças como sarampo, poliomielite, coqueluche, gripe e febre amarela, entre outras.

Higienização e Mãos sempre limpas

Tudo mundo falando nisso, mas temos que reforçar a dica. A higienização das mãos é fundamental, pois a criança vive com as mãos na boca, olhos e nariz, cenário perfeito para as bactérias e vírus entrarem em contato com o organismo. Depois de cada brincadeira, antes e após as refeições, lavar as mãos!

Amamentar é amor e saúde!

O leite materno tem tudo! Os nutrientes essenciais para a super imunidade dos bebês. A OMS - Organização Mundial da Saúde - recomenda o aleitamento materno como fonte de alimentação exclusiva a bebês até seis meses de vida. Após esse período, podem ir sendo incorporados, gradativamente, alimentos in natura como frutas, legumes, verduras e carnes cozidas.

Alimentos do bem

Cada nutriente ingerido deve ser um aliado, preparado para abastecer de energia e imunidade a criança. Frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, leite e ovos contêm vitaminas e minerais que ajudam a blindar o funcionamento das células de defesa do organismo das crianças. Importante atenção com o preparo destes alimentos, ao dar preferência a verduras e legumes crus ou cozidos. Frutas e verduras não muito maduras, com maior concentração dos nutrientes. É bom que a criança mastigue o alimento, evitando sucos e batidas, que muitas vezes tem perda de importantes vitaminas.

E o mais importante. Em tempos de isolamento, previna o contato do seu filho com adultos maiores de 60 anos, avaliando a situação diante da sua realidade e evitando aproximações desnecessárias. O amor é maior que qualquer distância e logo estaremos compartilhando muitos abraços e beijos! Por enquanto cuidar da saúde de todos!! :)

11 visualizações0 comentário
bottom of page