Ser criança é correr, pular e brincar até cansar mas, às vezes, uma queda inesperada acontece, seu filho bate a boca, vem o choro, a dor e, claro, o seu medo do trauma nos dentes ser algo mais sério. E agora? O mais importante é manter a calma e ter consciência do que fazer se o seu filho sofrer um traumatismo dentário. Pensando nisso, reparamos um conteúdo simples e didático para você.
A rapidez e eficiência dos primeiros socorros no atendimento é fundamental para o sucesso do tratamento. Nessa hora, buscar um especialista odontopediatra faz a diferença. As maiores complicações, sejam em dentes de leite ou permanentes, ocorrem pela demora de avaliação e, o controle de possíveis agravamentos deve ser realizado pelo profissional.
As lesões causadas pelos traumas dentários podem variar desde uma simples fratura em esmalte até a perda definitiva do dente. Os meninos são os mais susceptíveis, especialmente em idade escolar, seja brincando, praticando uma atividade esportiva ou até mesmo em um acidente. Por falta de conhecimento, muitas vezes a primeira atenção ocorre em prontos-‐socorros, clínicas médicas e postos de saúde, o que pode promover um mau prognóstico do trauma. O ideal é que o primeiro atendimento seja realizado de forma imediata por um odontopediatra. O especialista deverá realizar o exame clínico e radiográfico da criança, para chegar ao diagnóstico inicial, considerando a gravidade da lesão e determinando o plano de tratamento.
Informações importantes
Se o dente permanente sair por inteiro, o reimplante deve ser feito o mais rápido possível, aumentando as chances de o dente ser recuperado. Coloque o dente em um recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água, e procure imediatamente o profissional. Se isso acontecer com o dente de leite, o reimplante não está recomendado, mas é muito importante que o profissional examine a criança o mais rápido possível.
Se quebrar uma parte do dente e encontrá-‐la, coloque-‐a na água filtrada ou soro fisiológico e procure o odontopediatra imediatamente. Dependendo do fragmento, será possível fazer a colagem no dente e recuperar sua estética. Nos casos de fratura, a polpa pode ficar exposta, logo precisa ser protegida imediatamente, evitando maiores complicações.
Dentes com traumatismo devem ter acompanhamento clínico por longo período. Todo dente que sofre traumatismo tem que ter acompanhamento clínico e radiográfico, pelo período de, no mínimo, um ano e seis meses para os dentes de leite e de cinco anos para os dentes permanentes, pois podem ocorrer, ao longo do tempo, complicações decorrentes do trauma.
Nós já conversamos sobre o assunto em um vídeo. Vou colocá-lo aqui para você conferir:
E lembre-se: tenha sempre à mão o telefone do seu odontopediatra de confiança!
FONTE: Associação Brasileira de Odontopediatria e Portal PED